Phyto Plancton Pharma - Farmácia de Manipulação
     
 
 
 
(11) 2189-8373
 
   
 
 
 
 
 
HOME
 
PHYTO PLANCTON
 
PRODUTOS
 
ENVIE SUA RECEITA
 
SERVIÇOS
 
ATENDIMENTO
 
   
Canal da Saúde
 
 
Notícia - Qualidades que fazem do amendoim um poderoso aliado 13/08/2019

Qualidades que fazem do amendoim um poderoso aliado

Muita gente gosta de comer castanhas no lanche da manhã ou da tarde, devido às incríveis propriedades nutricionais desses alimentos. O preço, porém, pode ser proibitivo. Aí é que entra o amendoim, um item que pode turbinar a refeição. Embora seja de uma “família” diferente, ele também é fácil de transportar e garante aquela energia extra.

De modo geral, o amendoim deve entrar na alimentação para complementar e nunca substituir as castanhas. Isso porque a castanha-do-pará é rica em selênio, um mineral essencial para a saúde da tireoide; a castanha-de-caju, rica em ferro; e as amêndoas, ricas em cálcio. O amendoim, porém, supera a maioria das castanhas em poder proteico.

Vale apenas tomar cuidado com duas características do amendoim: ele pode causar alergias em pessoas sensíveis e também possui uma toxina chamada aflatoxina. Essa substância é produzida por fungos que crescem em plantações e em locais de armazenamento de alimentos. A aflatoxina B1, por exemplo, pode causar doença hepática ou câncer no fígado, além de problemas digestivos.

Devido ao potencial alergênico potencializado pela ingestão do mesmo alimento diariamente, a recomendação é consumir a leguminosa no máximo três vezes por semana. Veja abaixo as principais qualidades do amendoim:

Nutritivo

“O amendoim é uma excelente fonte de nutrientes, vitaminas, minerais e fibras”, aponta a nutricionista Nathália Guimarães, especialista em nutrição clínica e esportiva funcional.

Além disso, ela salienta que, em 50 gramas do alimento (um punhado generoso), há 12 gramas de proteínas vegetais.

Antioxidante

O amendoim também é rico em vitamina E, um poderoso antioxidante, e vitaminas do complexo B. “Essas substâncias estão relacionadas com o bom funcionamento das células nervosas, do coração e dos músculos”, explica a especialista.

O alimento contém, ainda, resveratrol, uma substância antioxidante relacionada à diminuição da incidência de câncer. Fósforo, magnésio e cobre complementam sua composição — esses dois últimos minerais auxiliam e protegem o sistema cardiovascular.

Delicioso

O jeito ideal de consumir o amendoim, extraindo do alimento seu melhor sabor, é torrando. Mas não toste demais. “Torrá-lo pode diminuir a quantidade de aflatoxina no amendoim, porém a tosta em temperaturas muito elevadas pode oxidar a vitamina E desse alimento”, alerta a nutricionista.

Dessa forma, o ideal é comprá-lo cru e tostar em casa em baixa temperatura, salpicando o mínimo possível de sal marinho antes da tosta.

E se você é fã de outros formatos do petisco, saiba que o amendoim japonês contém grandes quantidades de sal, mais do que o dobro de carboidratos da versão natural e, ainda, contém glúten – o que pode causar intolerância ou alergia em algumas pessoas.

Já o amendoim “bolinha branca” contém três vezes mais carboidrato do que o amendoim torrado natural. “Porém, costuma ser produzido com fécula de mandioca e polvilho, sendo um alimento livre de glúten e seguro para intolerantes ou alérgicos”, explica Guimarães.

Fonte: MSN Notícias
 
 
Newsletter
 
       
         
Phyto Plancton Pharma - Farmácia de Manipulação
 
Phyto Plancton Pharma Farmácia de Manipulação Ltda - CNPJ 02.584.416/0001-20
Av. Nova Cantareira, 329 - Tucuruvi - São Paulo - SP - Atendimento: (11) 2189-8373
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 18h30. Sábados, das 9h às 13h
Farmacêutica Responsável: Dra. Rita de Cassia de Araujo CRF 59.147-SP/SSP
Anvisa AFE: 0.18879-7 Anvisa AE: 134512-5 Certidão de Regularidade CRF/SP: 26646 MS: 1.34.512-5

Os medicamentos sob prescrição médica só serão dispensados mediante apresentação da receita ou cópia (digital / fax)

Medicamentos controlados somente com apresentação da receita na loja física. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação:
informe-se com o farmacêutico. Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado. Não se trata de propaganda e sim de descrição do produto.
Consulte sempre um especislista. Em caso de dúvidas, converse com os nossos farmacêuticos ou faça-nos uma visita.
Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet