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Notícia - Nem todas as saladas são saudáveis; veja o que evitar 07/02/2020

Nem todas as saladas são saudáveis; veja o que evitar

Salada parecer ser sinônimo de alimentação saudável, mas às vezes, elas podem estar acompanhadas de ingredientes não tão indicados. São sempre uma boa escolha, mas alguns molhos e ingredientes adicionais acrescentam sódio, gordura e até açúcar demais ao cardápio.

Por isso, é importante ficar atento. Saladas acrescidas de embutidos, como kani - que tem tudo menos caranguejo, presunto, excesso de queijos, torradas, pães e molhos cremosos e industrializados, que apresentam altas concentrações de sódio, açúcar e outros ingredientes químicos que não fazem bem à saúde, não são uma boa escolha.

Eles podem causar retenção de líquidos e até ganho de peso. Explicando de maneira bem simplificada: esses produtos químicos não são reconhecidos pelo corpo, gerando proteção. E toda vez que nosso corpo se protege, ele libera mais cortisol e isso promove o ganho de peso.

Melhores saladas
Uma boa salada deve começar pelas folhas, pois elas têm vitaminas e fibras. Seu processo de mastigação é super importante para a saciedade. Portanto, quanto mais folhas, mais mastigação envolvida e mais saciedade, ajudando a emagrecer ou a manter o peso. Isso porque o hormônio leptina, responsável pela saciedade, só é liberado pelo cérebro aproximadamente após 15 minutos do início da refeição.

Folhas
Além disso, folhosos verdes escuros apresentam maiores concentrações de vitaminas e antioxidantes comparados a outras folhas. Então, o ideal é fazer um mix de folhas como espinafre, rúcula, alface em suas diferentes versões como americana, lisa, crespa e mimosa.

Legumes
Cenoura e beterraba também são excelentes porque são ricas em diferentes vitaminas. Mas se a pessoa busca emagrecimento, deve consumir na forma crua para não aumentar a quantidade de carboidratos da receita. Tomate e palmito são liberados à vontade, pois possuem pouquíssimas calorias.

Sementes
Os croutons podem ser trocados por oleaginosas como castanha de caju, amêndoas, nozes e sementes de abóbora e girassol, que são uma ótima maneira de deixar sua salada mais crocante, saborosa e nutritiva. Essas sementes são ricas em ômega 3, cálcio e nutrientes importantes para o metabolismo.

Molho de salada: como fazer
O segredo da salada está no molho! O ideal são aqueles feitos em casa, com azeite de oliva, limão, um pouco de sal marinho e vinagre de maçã. Abuse também de açafrão, páprica doce e picante, alho e cebola. Isso agrega sabor e não caloria. Use a criatividade na hora de fazer o molho para deixar sua salada mais saborosa. Segue uma receita de molho:

Receita de molho de tahine

Ingredientes

- 3 colheres de sopa de tahine (rico em cálcio);
- 1 suco de limão siciliano;
- 1 colher de chá de molho de pimenta;
- 2 colheres de sopa de água gelada;
- Sal marinho a gosto.

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e sirva com mix de folhas de sua preferência.

Fonte: Minha Vida
 
 
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