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Notícia - Alimentos contra o cansaço e cãibras musculares 21/07/2020

Alimentos contra o cansaço e cãibras musculares

O potássio exerce funções importantes em nosso organismo. Ele regula o pH do corpo (quer dizer o equilíbrio ácido-básico), ele permite às transmissões nervosas de se realizarem bem e tem também um papel importante na atividade renal e digestiva.

Na carência deste elemento, constatamos uma fraqueza generalizada, cãibras musculares e problemas digestivos (gases ou constipação por exemplo).

Um adulto tem necessidade de 4.700 mg de potássio por dia. O melhor meio de se prevenir contra este tipo de problema, consiste em consumir regularmente certos alimentos. Entre os alimentos mais ricos em potássio estão estes que vamos lhe mostrar a seguir.

Frutas e legumes verdes
Os legumes de folhas verdes têm uma forte concentração em potássio: é o caso dos espinafres, acelga e as folhas de beterraba, que contêm, por xícara, cozidos: 839 mg, 961 g e 1.300 mg, respectivamente. Mesmo algumas ervas aromáticas são ricas neste elemento: é notadamente o caso da salsa que contém 555 mg por 100 g. Enfim, entre os frutos verdes ricos em potássio está o abacate, 975 mg (ele tem mais do dobro de potássio do que a banana).

Frutas e legumes vermelhos
As frutas e legumes vermelhos também têm potássio. os tomates, por exemplo, contém 240 mg de potássio por 100 g. Da mesma maneira, o ketchup e o molho de tomate contêm uma quantidade considerável (uma xícara de molho contém 800 g). Se considerarmos o nível de pigmentação mais fraco, podemos mencionar as frutas e legumes laranjas como os damascos, melão, moranga.

Frutas secas
As frutas secas são um concentrado de boas coisas para o organismo e ricas em potássio. Bem no alto da lista, encontramos os damascos e as tâmaras, além dos figos e ainda as ameixas, maçãs, bananas, passas.

Oleaginosas
Consumir regularmente amêndoas, nozes ou avelãs é um bom hábito que permite se prevenir contra eventuais carências de potássio. Com 300 g de pistache, por exemplo, temos 300 mg de potássio. Da mesma maneira a manteiga de amendoim contém uma taxa interessante.

Batatas
Certos tubérculos são ricos em potássio e a batata faz parte deles com seus 421 mg por 100 g. A batata doce também permite satisfazer as necessidades mínimas diárias. Você pode degustá-los cozidos, em purê ou ainda fritos.

Bananas
As bananas contê 360 mg por 100 g . Então não hesite em comer pelo menos uma banana por dia: ao natural pura ou em salada de frutas. Você pode também comê-la cozida, em doce ou bolo, mas é bom saber que aí você terá um pouco menos de potássio do que ao comê-la crua.

Legumes secos
Os legumes secos contêm muitos nutrientes importantes como o potássio. Os feijões secos, por exemplo, são muito ricos mas as lentilhas, o grão de bico ou ainda as ervilhas secas trazem também uma boa quantidade ao organismo. É bom comê-los regularmente, ainda mais que permitem variar um pouco a fonte de alimentos ricos em amido.

Especiarias
Não acreditamos ou não sabemos, mas as especiarias são ricas em potássio. Entre as que contêm mais potássio está o cominho, o curry, o gengibre e a pimenta do reino. A pimenta também tem seus 250 mg por 100 g, portanto não é um tempero a se descartar para completar seu teor de potássio diário.

Bebidas
Entre os alimentos que podem surpreender por conterem potássio está o café e o cacau solúveis (mesmo se este último contém um pouco menos). A chicória (Cichorium intybus) é uma planta cujas raízes são utilizadas como um substituto do café, também contém potássio. O leite em pó também contém ótima porcentagem de potássio: 1.700 mg por 100 g.

Alimentos a evitar
É preciso lembrar sempre que o potássio é um micro-nutriente que age em binômio com o sódio para regular o pH do corpo. Isto significa que é preciso controlar e evitar o consumo de alimentos salgados: em verdade, mais comemos alimentos salgados, mais nosso organismo vai precisar de potássio para restaurar o equilíbrio. Não abuse, portanto de queijos, frios, salgadinhos,etc.

Fonte: Receitas sem Fronteiras
 
 
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