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NotŪcia - Conhe√ßa as propriedades do caf√© 15/09/2020

Conheça as propriedades do café

Café tem altos níveis de antioxidantes, o que ajuda na prevenção de doenças, mas também exige cuidados.

O café é uma bebida feita a partir das sementes do cafeeiro, uma espécie de planta pertencente ao gênero Coffea, originária da Etiópia. Depois de torrados, os grãos de café são moídos e dão origem à bebida, que pode ser feita por meio de vários métodos de extração.

O café começou a ser consumido no Iêmen e, a partir dali, o costume se espalhou pela Africa do Norte, Europa, e para o restante do mundo. A planta é cultivada em mais de 70 países e, em 2016, o Brasil liderou a produção, com cerca de um terço do total cultivado como comódite.

Com efeito estimulante, o caf√© pode ser bebido quente e gelado, puro, com a√ß√ļcar, especiarias, com leite, leite de coco... As op√ß√Ķes s√£o v√°rias e incluem desde o famoso espresso at√© drinks sofisticados feitos com caf√©. Estudos conclu√≠ram que, apesar de poder aumentar a ansiedade, o caf√© proporciona muitos benef√≠cios √† sa√ļde, j√° que √© rico em antioxidantes.

Como é feito

Antes de chegar na sua xícara, o café passa por uma longa cadeira de produção, que envolve cuidados com o solo, escolha de sementes, colheita no momento apropriado e todo o processamento necessário até que os grãos sejam moídos e embalados. A qualidade do café depende de todos esses processos, sendo que um café melhor exige rigor na seleção das sementes, armazenamento e torras apropriadas.

As sementes de caf√© podem ser colhidas em v√°rios est√°gios. O p√≥ de caf√© mais simples em geral √© feito com sementes que s√£o colhidas j√° maduras, j√° que o caf√© n√£o amadurece fora do p√©. Mas existem v√°rios tipos de colheita, incluindo op√ß√Ķes de colheita do caf√© verde (muito usado em caf√© premium) ou do gr√£o amarelo ou vermelho. Na colheita, os gr√£os podem acabar se misturando com terra e galhos, o que exige um processo detalhado de separa√ß√£o (nos p√≥s mais baratos, essa sele√ß√£o √© menos rigorosa e por isso pode persistir um sabor terroso na bebida final).

A produ√ß√£o de caf√© foi um dos grandes impulsores da atividade econ√īmica no estado de S√£o Paulo a partir do s√©culo XIX. A expans√£o desse cultivo foi tamb√©m uma das culturas que mais destruiu a Mata Atl√Ęntica, junto com a cana-de-a√ß√ļcar. O bioma sofreu grandes impactos com a ocupa√ß√£o territorial brasileira, focada inicialmente na costa, regi√£o de dom√≠nio da Mata Atl√Ęntica.

Benefícios do café

Os principais benef√≠cios do caf√© para a sa√ļde incluem prote√ß√£o contra diabetes tipo 2, doen√ßa de Parkinson, doen√ßa hep√°tica e c√Ęncer de f√≠gado. A bebida tamb√©m ajuda a melhorar a sa√ļde do cora√ß√£o, desde que consumida sem exageros. Saiba mais:

1. Ajuda no combate de c√Ęncer de f√≠gado

Pesquisadores italianos descobriram que o consumo de caf√© reduz o risco de c√Ęncer de f√≠gado em cerca de 40%. Os resultados sugerem que pessoas que bebem tr√™s x√≠caras por dia podem ter um risco 50% menor. Al√©m disso, uma revis√£o da literatura de 2019 concluiu que "a ingest√£o de caf√© provavelmente reduz o risco de c√Ęncer de f√≠gado".

2. Protege contra diabetes tipo 2

O café pode ajudar a proteger contra diabetes tipo 2. Em 2014, pesquisadores que coletaram dados sobre mais de 48.000 pessoas descobriram que aqueles que aumentaram seu consumo de café em pelo menos uma xícara por dia durante 4 anos tiveram um risco 11% menor de diabetes tipo 2 do que aqueles que não aumentaram a ingestão.

Uma meta-análise de 2017 concluiu que as pessoas que bebiam de quatro a seis xícaras de café com cafeína ou descafeinado por dia pareciam ter um risco menor de síndrome metabólica, incluindo diabetes tipo 2.

3. Reduz o risco de desenvolver doenças hepáticas

Uma meta-an√°lise de 2017 concluiu que o consumo de qualquer tipo de caf√© parecia reduzir o risco de c√Ęncer de f√≠gado, doen√ßa hep√°tica gordurosa n√£o alco√≥lica e cirrose. Pessoas que consomem caf√© tamb√©m podem ter um risco menor de desenvolver c√°lculos biliares.

Em 2014, os pesquisadores analisaram o consumo de café entre pessoas com colangite esclerosante primária (PSC) e cirrose biliar primária (PBC). Estas são doenças autoimunes que afetam os dutos biliares no fígado. Eles descobriram que as pessoas com PSC tinham maior probabilidade de consumir menos café do que aquelas sem a doença. Não houve evidências que sugerissem que a ingestão de café era diferente entre pessoas com ou sem PBC.

Além disso, um estudo de 2014 sugeriu uma ligação entre o consumo de café e um menor risco de morrer de cirrose relacionada à hepatite não viral. Os pesquisadores sugeriram que beber duas ou mais xícaras de café todos os dias pode reduzir o risco em 66%.

4. Protege contra doença de Parkinson

Vários estudos mostraram que a cafeína, presente no café e em muitas outras bebidas, pode ajudar a proteger contra a doença de Parkinson. Uma equipe concluiu que homens que bebem mais de quatro xícaras de café por dia podem ter um risco cinco vezes menor de desenvolver Parkinson do que aqueles que não bebem café. Além disso, outra pesquisa mostra que a cafeína do café pode ajudar a controlar o movimento em pessoas que já têm Parkinson.

As descobertas de uma meta-análise de 2017 sugeriram uma ligação entre o consumo de café e um menor risco de doença de Parkinson, mesmo entre pessoas que fumam. Essa equipe também descobriu que as pessoas que bebem café podem ter menos probabilidade de sofrer de depressão e problemas cognitivos, como o mal de Alzheimer. Porém, as pesquisas não encontraram evidências suficientes para provar que beber café descafeinado ajudaria a prevenir a doença de Parkinson.

5. Melhora a sa√ļde do cora√ß√£o

Um estudo concluiu que beber caf√© com modera√ß√£o, ou consumir cerca de duas por√ß√Ķes de 240 ml por dia, pode proteger contra a insufici√™ncia card√≠aca. Pessoas que bebiam quantidades moderadas de caf√© todos os dias tinham um risco 11% menor de insufici√™ncia card√≠aca do que aquelas que n√£o bebiam.

Uma meta-an√°lise de 2017 descobriu que o consumo de cafe√≠na pode ter pelo menos um pequeno benef√≠cio para a sa√ļde cardiovascular, incluindo melhoras na press√£o arterial. Alguns estudos, no entanto, encontraram n√≠veis mais elevados de lip√≠dios (gordura) e colesterol no sangue em pessoas que consumiram mais caf√©.

Cuidados ao beber café

O caf√© √© rico em cafe√≠na, a subst√Ęncia psicoativa mais consumida em todo o mundo. A cafe√≠na tem um efeito acentuado sobre a fun√ß√£o mental e comportamental. Ela inibe os receptores de adenosina, um neurotransmissor que age no controle da frequ√™ncia card√≠aca, da press√£o sangu√≠nea e da temperatura corporal - essa subst√Ęncia √© a respons√°vel por induzir as sensa√ß√Ķes de sono e cansa√ßo, por exemplo.

Como a cafe√≠na inibe sua a√ß√£o, acaba provocando os efeitos contr√°rios. √Č por isso que o consumo de cafe√≠na est√° relacionado com o aumento da concentra√ß√£o, melhora do humor e controle de peso, entre outros. Por√©m, doses altas podem provocar efeitos adversos como ins√īnia, agita√ß√£o, irritabilidade, dor de est√īmago, batimentos card√≠acos acelerados e tremores musculares. Pessoas que n√£o costumam ingerir cafe√≠na com frequ√™ncia podem sentir os efeitos negativos mesmo em baixas doses.

Uma x√≠cara de caf√© cont√©m entre 60 mg e 150 mg de cafe√≠na, dependendo do tipo de caf√©. O menor valor (60 mg) corresponde a uma x√≠cara de caf√© sol√ļvel instant√Ęneo, enquanto um caf√© coado pode chegar a 150 mg de cafe√≠na por x√≠cara. J√° uma lata de refrigerante de cola apresenta em torno de 34 mg a 41 mg de cafe√≠na - no caso de bebidas energ√©ticas o valor varia muito, mas costuma ser na faixa de 80 mg.

De acordo com um relat√≥rio publicado pelo comit√™ cient√≠fico da European Food Safety Authority (EFSA), o limite de seguran√ßa quanto √† ingest√£o di√°ria de cafe√≠na seria, em m√©dia, de 400 mg ao dia (cerca de quatro x√≠caras de caf√©) por indiv√≠duos adultos com cerca de 70 kg. J√° para mulheres gr√°vidas ou lactantes, o valor seria de 200 mg ao dia. A cafe√≠na n√£o √© considerada segura para crian√ßas e adolescentes, por isso n√£o deixe os pequenos ingerirem mais de 100 mg por dia dessa subst√Ęncia.

Se voc√™ gosta de tomar uma x√≠cara de caf√© para ter √Ęnimo antes de se exercitar, tamb√©m √© bom ter cuidado para n√£o exagerar na dose. Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) analisaram a influ√™ncia da cafe√≠na nos batimentos de jovens saud√°veis e fisicamente ativos e perceberam que a atividade card√≠aca dos volunt√°rios ap√≥s a ingest√£o da cafe√≠na demorava mais para voltar aos par√Ęmetros de quando estavam em repouso.

O estudo, publicado na revista científica Scientific Reports, do grupo Nature, teve uma amostragem pequena, mas indica uma preocupação para quem não está exatamente em forma ou tem problemas cardíacos. O café também pode aumentar a ansiedade, o que pode ser resolvido com um pouco de cacau, segundo outra pesquisa.

Dentro das doses recomendadas, como dissemos, o café pode trazer diversos benefícios para o seu dia a dia. Escolha seu método de preparo favorito e modere nas quantidades. Conheça seu corpo e, se perceber que teve algum efeito adversos, reduza a dose diária.

Fonte: eCycle
 
 
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