Phyto Plancton Pharma - Farmácia de Manipulação
     
 
 
 
(11) 2189-8373
 
 
 
 
 
HOME
 
PHYTO PLANCTON
 
LOJA VIRTUAL
 
ENVIE SUA RECEITA
 
SERVIÇOS
 
ATENDIMENTO
 
   
Canal da Saúde
 
 
Notícia - Cuidados com a pele na gravidez e após a gestação 12/05/2022

Cuidados com a pele na gravidez e após a gestação

A pele na gravidez passa por diversas mudanças e inspira cuidados em todas as fases para permanecer saudável e bonita, sobretudo após o nascimento do bebê, já que o corpo enfrenta uma nova etapa de transformações para a amamentação.

Segundo a médica dermatologista Luiza Archer, as oscilações hormonais são as principais responsáveis pelas transformações na pele e no corpo da futura mamãe. Veja quais são seus sinais e dicas para cuidar da pele durante a gravidez e após o parto.

As principais mudanças da pele na gravidez

Luiza Archer explica que as alterações são individuais. Ou seja, cada mulher tem uma reação dermatológica diferente. “Algumas mulheres apresentam acne no começo da gestação, outras o melasma gestacional, mais comum no final da gestação, e podem aparecer estrias nas áreas com mais distensão da pele, como mama, abdômen e quadris”, afirma. Veja os sinais de cada uma:

Melasma

São manchas escuras que surgem na pele, principalmente no rosto. Embora não apresente riscos para a mulher, o melasma pode afetar a autoestima feminina, sobretudo em uma fase tão delicada como a gravidez. Suas causas são multifatoriais, como exposição ao sol sem proteção e uso de alguns tipos de medicamentos ou cosméticos. Entretanto, as mudanças hormonais são as que mais influenciam o melasma gestacional.

Escurecimento da pele

Mamilos, vulva e a linha do meio da barriga podem escurecer ao longo da gravidez, o que é perfeitamente normal. Novamente, por conta dos hormônios, mas não se preocupe: após o nascimento do bebê, a pele escurecida volta para sua pigmentação original.

Estrias

As famosas marquinhas avermelhadas ou brancas são típicas da gravidez, devido ao estiramento da pele causado pelo ganho de peso e aumento da barriga. Nossa pele possui fibras de colágeno e elastina que se rompem quando chegam ao seu “limite”. Como resultado, o primeiro indício da estria é a vermelhidão na área, que costuma coçar. Nesse estágio, a pele está enfrentando o processo inflamatório do estiramento e ainda há presença de fluxo sanguíneo.

Já as estrias esbranquiçadas representam a cicatrização das fibras da pele. A princípio, qualquer área do corpo pode apresentar estrias, mas as mais comuns à pele na gravidez são seios, barriga, interno de coxas e bumbum. Mas a boa notícia é que é possível preveni-las e tratá-las em seu estágio inicial. Gestantes e novas mamães podem se beneficiar de cremes e óleos específicos para estrias. Quando usados diariamente, são capazes de deixar a pele mais hidratada e nutrida, dois fatores essenciais para evitar e recuperar-se do dano às fibras da pele.

Acne

O aumento da oleosidade que provoca o surgimento de cravos e espinhas é mais comum no comecinho da gravidez, apesar de não ser uma regra. Por isso, a pele do rosto precisa de cuidados específicos nessa fase.

Dicas para cuidar da pele na gravidez (e após o nascimento do seu bebê)

Antes de mais nada, é fundamental consultar seu dermatologista. “É o melhor profissional para orientar a rotina de cuidados adequada para as necessidades da sua pele, evitando os ativos que são contraindicados na gestação e na lactação”, explica Archer. Cada parte do corpo possui um cuidado distinto. Por exemplo, para a pele do rosto, é necessário ter um bom limpador facial, tônico, hidratante e protetor solar, item indispensável até dentro de casa.

Se você estiver com acne ou melasma, consulte seu dermatologista para indicar o melhor ativo de tratamento, pois há uma lista de procedimentos e ingredientes restritos (ácido retinoico, ácido salicílico, ureia e hidroquinona, por exemplo). Para o corpo, é importante ter um sabonete com propriedades hidratantes e nutritivas, além de caprichar no uso de cremes e óleos que formam uma barreira protetora, nutrem e fortalecem as fibras da pele.

Já os cuidados gerais para a pele na gravidez e pós-parto são:

Evitar banhos muito quentes. Sabemos que uma ducha bem quentinha é uma delícia, principalmente em dias mais frios. No entanto, as altas temperaturas favorecem o ressecamento da pele e o surgimento de estrias.

Beber muita água. Sim, a recomendação que está em todas as dicas de saúde é a mais eficaz para a beleza da pele. Nosso corpo é composto por 70% de água, que é vital para o bom funcionamento de todo o organismo, inclusive a pele. Assim, sempre vá acompanhada de uma garrafinha de água e coloque despertadores no celular para ajudá-la a lembrar de dar uma pausa para a hidratação.

Investir em produtos com fórmulas hidratantes. Atualmente existem diversos tipos de produtos que ajudam a prevenir as estrias, como cremes, óleos e séruns, com texturas que agradam ao toque da pele. Inclusive há uma variedade de opções desenvolvidas especialmente para a pele da gestante e da recém-mamãe, com e sem fragrância.

Praticar exercícios físicos. Lembre-se de conversar com seu médico ginecologista para avaliar as atividades permitidas. Apostar em modalidades como musculação, pilates, yoga e caminhadas é uma boa estratégia para controlar o peso ao longo da gestação e prevenir a flacidez durante a após o parto.

Alimentar-se bem. Priorize o consumo de frutas, verduras, grãos e legumes para garantir a saúde de dentro para fora. Por outro lado, alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares e gorduras, não combinam com a boa aparência da pele. Consuma-os de forma moderada.

Qual o melhor momento para aplicar os produtos que cuidam da hidratação da pele?

Esta é uma dúvida bastante comum. Afinal, cada mamãe tem a sua rotina, principalmente após o nascimento do bebê. Assim, o melhor momento para aplicar o produto e colher os benefícios da hidratação é após o banho, quando os poros da pele estão mais abertos e conseguem absorver os nutrientes.

Contudo, é importante separar outros períodos do dia para o autocuidado além do banho, como uma rotina matinal de skincare ou antes de dormir. Lembre-se de que o hábito é um cuidado com a pele para evitar estrias e a coceira decorrente do surgimento das marquinhas.

Como cuidar da pele durante a amamentação?

As recomendação são as mesmas, mas deve-se dar mais atenção à pele dos seios, que estão mais suscetíveis a inflamações e rachaduras por causa das mamadas do bebê. Então, redobre a etapa de hidratação da área e massageie suavemente para prevenir desconfortos, como o “leite empedrado”. Por fim, ao dar o seio para o bebê, retire quaisquer resíduos de creme e outros tipos de produtos.

Fonte: Vitat
 
 
Newsletter
 
       
         
Phyto Plancton Pharma - Farmácia de Manipulação
 
Phyto Plancton Pharma Farmácia de Manipulação Ltda - CNPJ 02.584.416/0001-20
Av. Nova Cantareira, 329 - Tucuruvi - São Paulo - SP - Atendimento: (11) 2189-8373
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 18h30. Sábados, das 9h às 13h
Farmacêutica Responsável: Dra. Rita de Cassia de Araujo CRF 59.147-SP/SSP
Anvisa AFE: 0.18879-7 Anvisa AE: 134512-5 Certidão de Regularidade CRF/SP: 26646 MS: 1.34.512-5

Os medicamentos sob prescrição médica só serão dispensados mediante apresentação da receita ou cópia (digital / fax)

Medicamentos controlados somente com apresentação da receita na loja física. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação:
informe-se com o farmacêutico. Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado. Não se trata de propaganda e sim de descrição do produto.
Consulte sempre um especislista. Em caso de dúvidas, converse com os nossos farmacêuticos ou faça-nos uma visita.
Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet