Phyto Plancton Pharma - Farmácia de Manipulação
     
 
 
 
(11) 2189-8373
 
 
 
 
 
HOME
 
PHYTO PLANCTON
 
LOJA VIRTUAL
 
ENVIE SUA RECEITA
 
SERVIÇOS
 
ATENDIMENTO
 
   
Canal da Saúde
 
 
Notícia - Dor no corpo: por que no frio é pior? 12/05/2022

Dor no corpo: por que no frio é pior?

Por diversos motivos, algumas pessoas sentem dor no corpo diariamente, principalmente nas articulações. Joelho, tornozelo, cotovelo, punhos e costas costumam liderar as queixas de desconforto.

Mas, quando começa a época de frio, muitos desses indivíduos percebem que o problema tende a piorar.

Pode parecer bobagem, ou apenas um mito. Mas, sentir mais dor no corpo durante o frio não é mera coincidência. Pessoas com artrose, problemas articulares ou que já fraturaram algum osso costumam ser as principais vítimas das baixas temperaturas.

"Não é à toa que articulações que estão com um processo de artrose costumam melhorar quando se usa uma bolsa de água quente. A artrose prefere o calor", explica o médico ortopedista, Dr. David Gusmão.

Segundo o especialista, esse grupo de pessoas que sente mais dor no corpo durante o frio também tende a sofrer quando uma chuva se aproxima.

"Isso acontece porque, quando o tempo está fechando e está próximo de chover, ocorre uma mudança da pressão atmosférica e, muitas vezes, a pressão intraóssea de uma articulação que está com desgaste de um osso, ou que teve uma fratura, não consegue se equilibrar na velocidade rápida o suficiente para acompanhar essa mudança.

Então, o tempo frio causa mais dor articular em quem tem artrose e as mudanças bruscas de pressão atmosférica de quando está pra chover também", conta o ortopedista.

Exercícios físicos combatem o frio

Se você costuma sentir mais dor no corpo durante os dias de frio, uma boa saída para amenizar esse desconforto é realizar atividades físicas com frequência. Conforme disse o Dr. Gusmão, "a artrose prefere o calor".

"Quando a pessoa tem alguma articulação com artrose em um grau médio, por exemplo, e ela começa uma atividade física, o corpo aquece, aumenta a lubrificação e a flexibilidade do tecido de colágeno. Isso diminui os sintomas. Já o corpo frio, parado, com pouca lubrificação e pouca elasticidade do colágeno, fica mais sensível à dor articular", finaliza o Dr. Gusmão.

Fonte: Terra
 
 
Newsletter
 
       
         
Phyto Plancton Pharma - Farmácia de Manipulação
 
Phyto Plancton Pharma Farmácia de Manipulação Ltda - CNPJ 02.584.416/0001-20
Av. Nova Cantareira, 329 - Tucuruvi - São Paulo - SP - Atendimento: (11) 2189-8373
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 18h30. Sábados, das 9h às 13h
Farmacêutica Responsável: Dra. Rita de Cassia de Araujo CRF 59.147-SP/SSP
Anvisa AFE: 0.18879-7 Anvisa AE: 134512-5 Certidão de Regularidade CRF/SP: 26646 MS: 1.34.512-5

Os medicamentos sob prescrição médica só serão dispensados mediante apresentação da receita ou cópia (digital / fax)

Medicamentos controlados somente com apresentação da receita na loja física. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação:
informe-se com o farmacêutico. Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado. Não se trata de propaganda e sim de descrição do produto.
Consulte sempre um especislista. Em caso de dúvidas, converse com os nossos farmacêuticos ou faça-nos uma visita.
Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet